Livro

Apenas

 

 

R$

 

50,00

 

 

 

 

 

Analise das Demonstrações Contábeis.

 

Considerando as mudanças causadas nas demonstrações pelas Leis 11.638/07 e 11.941/09.

 

ALEXANDRE SILVA DE OLIVEIRA

"A empresa em que o dono tenta ser patrão, está fadada ao fracasso. A empresa em que o orçamento governa, está fadada ao sucesso."  Alexandre Oliveira

Analisar as Demonstracoes Contabeis é condição básica para a sobrevivência das empresas!

                  

 

Voltar

 

 

 

 

 

         

  

 

     

            Verifica-se neste trabalho alguns dos principais métodos e índices econômicos, financeiros e patrimoniais utilizados na análise das demonstrações contábeis.

            Entre elas, a clássica análise vertical e horizontal, a análise dos índices de liquidez, atividade, endividamento, rentabilidade e lucratividade. Além de técnicas como Análise DuPont, ponto de equilíbrio e alavancagem. A análise das demonstrações contábeis é complexa e varia de organização para organização, em função de uso e do usuário. Não se limita aos índices aqui apresentados, como por exemplo a medida de performance das organizações no mercado financeiro, Oliveira (2010), como os índices EBITDA, EBIT, MVA, EVA, Dividend-Yield, Índice de Sharpe, Preço/Lucro, Preço/Vendas Líquidas, Enterprise Value/EBITDA, em Fortuna (2003),  e mais um grande número de índices para análise do Demonstrativo do Fluxo de Caixa, do Capital de Giro, do Demonstrativo do Valor Adicionado, e assim por diante.

            É um assunto que não se esgota e que pode ganhar diferentes níveis de complexidade, de acordo com a exigência requerida. 

Os objetivos específicos foram alcançados. Apresentou-se uma visão geral da administração financeira e análise das demonstrações contábeis, tanto sob a ótica financeira, patrimonial e econômica. E se apresentou ferramentas de análise da eficiência operacional das empresas; analise da receita, do custo e da alavancagem.

            A análise de balanço possui limitações, como por exemplo, ser uma visão estática da organização, um corte no tempo, e como tal, pode não refletir a situação atual da corporação. Por isso, em conjunto, deve-se procurar realizar uma análise de mercado, da conjuntura econômica, e da situação de outras organizações de interesse, como concorrentes, fornecedores e empresas que estão despontando como modelo de crescimento e desenvolvimento.

            Casada com uma análise adequada do cenário, a análise das demonstrações contábeis é uma ferramenta poderosa no auxílio à tomada de decisão por parte dos gestões e demais interessados em uma organização.  

Esta é uma obra que foi desenvolvida ao longo da docência em disciplinas ministradas em cursos de Economia, Contabilidade, Administração e Engenharias, devido a vários pedidos de alunos que queriam um material conciso e acessível para o desenvolvimento dos conteúdos abordados.        Em verdade, uma reprodução das aulas do ilustre Prof. Adalberto Siqueira Brum, a quem devo grande parte do desenvolvimento de meu conhecimento, na área financeira, ainda quando discente.

            Nela, o leitor poderá visualizar os principais aspectos abordados na análise das demonstrações financeiras, com exemplos que levam em conta as alterações promovidas pelas Leis 11.638/07 e 11.941/09 na apresentação das demonstrações financeiras.